Bola no lago da Raia 9 ou bola perdida?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Em nosso campo, sempre existe uma calorosa discussão quando alguém bate uma bola do tee da raia 9/18 e ela vai em direção ao lago.

Posso considerar que caiu no lago e aplico as regras de drop de azar lateral de água ou é bola perdida e deve-se bater outra bola do tee?

Bem complicado mesmo.

Veja o artigo do John Byers:

Antes de tudo, quero ressaltar uma importante mudança nas Regras de Golfe versão 2008 – 2011: antigamente para a bola ser considerada perdida num azar de água, era necessário ter “evidência razoável” do que ela estava dentro do mesmo. A partir de janeiro de 2008, para uma bola ser considerada perdida dentro do azar de água, deve ser “conhecido ou virtualmente assegurado” que a bola está dentro do azar.

Muitos vão perguntar: qual é a diferença? De acordo com as novas regras, para ter absoluta certeza do que a bola esteja perdida dentro do azar, ou é preciso encontrar a bola dentro do azar; ou é necessário ter testemunho do que a bola entrou (e não saiu) dele; ou, ainda, deve haver a clara impossibilidade de a bola estar em outro lugar a não ser dentro do azar. O jogador não pode presumir que sua bola esteja dentro do azar simplesmente porque existe a possibilidade da bola estar dentro do azar. Se não houver este “conhecimento” de que a bola está no azar de água, a bola está perdida e o jogador tem que repetir a tacada do local anterior, com penalidade de tacada e distância (Regra 27 -1).

Agora veja a regra no original em inglês:

26-1. Relief for Ball in Water Hazard
It is a question of fact whether a ball that has not been found after having
been struck toward a water hazard is in the hazard. In the absence of
knowledge or virtual certainty that a ball struck toward a water hazard, but
not found, is in the hazard, the player must proceed under Rule 27-1.
If a ball is found in a water hazard or if it is known or virtually certain that a
ball that has not been found is in the water hazard
(whether the ball lies in
water or not), the player may under penalty of one stroke:
a. Proceed under the stroke and distance provision of Rule 27-1 by playing ….

Ou seja, ainda existe para o meu entendimento, que a área perto do lago está limpa e a bola não foi encontrada, existe então “a clara impossibilidade de a bola estar em outro lugar a não ser dentro do azar”. Quero dizer que em alguns casos (como nossa raia 9) não é “uma possibilidade a bola estar na água” e sim uma “impossibilidade dela estar fora” considerando a direção que ela tomou e a facilidade de encontrar caso esteja na raia 1.

No próprio artigo do John Byers ele sugere entre outras coisas (ter um forecaddie, limpar as áreas ao redor dos lagos, cortar o rough, etc…) para evitar dúvidas. Ele também fala que em muitos torneios os árbitros decidem por optar por bola perdida, que a meu ver é uma solução muito simplista, não analisando a fundo as regras.

Bom, isso é golfe: 34 regras e muita conversa…

Até a próxima,

J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *