Bola movida depois de feito a preparação para a tacada.

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Todos sabem que em 2012 algumas alterações foram feitas nas regras, e uma delas foi a inclusão de uma exceção na Regra 18-2b, conforme descrito abaixo:

Regra 18-2b: Bola movendo após se posicionar para executar a tacada

Se a bola se mover ao se preparar para dar a tacada e for sabido ou virtualmente sabido que a bola se moveu não pela influencia do jogador, não haverá penalidade;

Algumas dúvidas ficaram no ar, e consultando as Decisions da USGA, gostaria de tentar esclarecer três pontos importantes:

  • Significado de “preparar para a tacada”. O ato de preparar para uma tacada (addressing the ball) é definido como colocar o taco no solo imediatamente à frente ou imediatamente atrás da bola, ele estando ou não na posição de executar a tacada (stance).
  • O simples fato da bola se mover, não é suficiente para ser aplicada esta exceção. Será necessário que existam razões fortes para isso, como uma rajada de vendo, água ou agente externo, por exemplo. A Decision 18-2b/1 deixa claro que o efeito da gravidade sobre a bola não satisfaz a condição desta exceção e a bola deve ser recolocada no local, com a penalidade de um stroke.
  • Se ocorrer o fato existindo razões fortes e a exceção for aplicada, não haverá penalidade e a bola deve ser jogada de onde ela parou.

Até a próxima,

J. Nabuco

  1. Bola se move quando o jogador já iniciou a tacada. Tem penalidade? | Regras de Golfe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *