O que eu posso tirar de um azar de água?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

O que eu posso tirar de um azar de água?

Vamos fazer um pequeno teste, contando uma estória de quatro jogadores bem azarados:

Quatro jogadores (A, B, C, e D) bateram seus drivers do tee shot e a bola de todos cai em um azar lateral de água. A bola de cada jogador ultrapassa a marcação de azar, mas não chega a cair na água.

O jogador A, ao entrar no azar, retirou um galho caído no chão que estava à frente de sua boa com a mão e sem colocar o taco no chão executa a tacada para o Green.

O Jogador B estava com o swing prejudicado pela estaca vermelha de marcação do azar e mesmo com sua bola dentro do azar, retirou a estaca e executou sua tacada.

A bola do jogador C parou ao lado de um maço de cigarros vazio. O jogador tirou o maço e executou a tacada.

Por fim, o jogador D tinha seu swing prejudicado por um galho de uma árvore, que estava fora do azar de água, e afastou o galho com as costas para dar a tacada.

Qual jogador foi penalizado? Com quantas tacadas?

Bom, vamos ver:

O jogador A sofre duas penalidades por infração à Regra  13-4c, que determina que em um azar, um impedimento solto não pode ser tocado ou deslocado.

O jogador B não sofre nenhuma penalidade (embora sei de alguns jogadores que juram que sim), pois a estaca de marcação do azar de água não é um impedimento solto e sim uma obstrução, conforme a definição de azar de água e pela definição de obstrução, trata-se de uma obstrução móvel.  Pela regra 24-1a toda obstrução móvel pode ser retirada em qualquer local do campo, a não ser quando a bola esteja em movimento.

O jogador C também não leva nenhuma penalidade, pois retirou uma obstrução e não um impedimento solto (conforme definição de obstrução).

O jogador D sofre a penalidade de duas tacadas, pois mesmo a árvore estando fora do azar em que ele estava, ele usou o corpo para melhorar a tacada, que é uma infração à regra 13-2 (melhorar lie, zona pretendida para stance ou swing, ou linha de jogo). Note que se o galho estivesse caído (não ligado á árvore) e fora do azar, o jogador poderia retirar sem penalidade, pois seria um impedimento solto fora do azar que estava sua bola.

Até a próxima,

J. Nabuco

,

  1. #1 por Ruy Cardoso de Almeida em 10 de novembro de 2014 - 15:13

    Quanto ao jogador A sem problemas. Correto.
    Jogador B, também sem problemas, pois a única estaca que não pode ser retirada é a branca.
    Jogador C, se o maço estava dentro do azar, deveria levar penalidade também
    Jogador D também acho que não levaria nenhuma penalidade, pois não prendeu nem afastou com as mãos, apenas se posicionou para realiza o swing

    Ruy Cardoso de Almeida
    Comissão de hdc da FPG

  2. #2 por josenabuco em 10 de novembro de 2014 - 15:37

    Olá Ruy,
    O jogador C retirou um maço de cigarros, que conforme a definição, é uma obstrução (é tudo que seja “artificial”) e não um impedimento solto. Neste caso, é uma obstrução móvel e assim pela regra 24-1a, ela pode ser retirada.
    Sobre o jogador D, o fato dele ter melhorado sua tacada, afastando o galho com o corpo, já é suficiente para violar a regra 13-2 (área pretendida para seu stance ou swing).

    Abs e grato pela colaboração.
    J. Nabuco

  3. #3 por Ruy Cardoso de Almeida em 11 de novembro de 2014 - 14:24

    Interessante, pois sempre soube que um azar seria como uma banca, nada pode se removido, aliás, dentro da banca, se houver uma pedra que pode ser arremessada na tacada, ela pode ser removida. Procede?
    Abs,

    • #4 por josenabuco em 11 de novembro de 2014 - 14:46

      A pedra dentro de uma banca é um impedimento solto e não pode ser retirada. Porém, se o clube desejar, a comissão de regras pode fazer uma regra local, de acordo com o Apêndice I, item 5 letra b., declarando pedras na banca como obstrução móvel (regra 24-1) e neste caso pode ser retirada sem penalidade.
      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *