Qual o significado das estacas amarelas, vermelhas e brancas do campo de golfe?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Embora muitos achem isso muito fácil, não é raro ocorrerem algumas confusões para identificar o significado e as regras associadas às cores das estacas.

De acordo com as definições das regras de golfe, temos:

Estacas Amarelas: Definem os limites de um azar de água (também conhecido como azar frontal de água)

Estacas Vermelhas: Definem os limites de um azar lateral de água

Estacas Brancas: Definem os limites do campo (ou seja, out of bounds)

Vale lembrar que as estacas que definem os azares (vermelhas e amarelas) são obstruções móveis e podem ser retiradas sem penalidade se interferirem com seu stance, swing ou posição da bola. Já as estacas brancas (que definem limites do campo – OB) são declaradas como fixas, ou seja, não são obstruções e não dão direito a alívio, tampouco podem ser retiradas.

Vamos aproveitar e relembrar os procedimentos quando a bola cai em um azar de água (frontal ou lateral) ou vai para OB.

Quando a bola vai para fora do campo (OB), é muito simples, basta dropar a bola o mais perto possível e onde foi dada a tacada e sofrer a penalidade de tacada-e-distância (ou seja, acrescentar uma tacada de penalidade e contar a tacada que foi para OB).

Agora, de acordo com a Regra 26 – Azares (hazards) de águas frontais e laterais, qual o procedimento quando uma bola cai dentro de destes azares?

Para azar de água (frontal – estaca amarela), o Jogador pode:

  • Jogar de onde a bola parou (caso ele encontre dentro do azar de água), sem penalidade.
  • Com uma tacada de penalidade:
    • Dropar a bola o mais próximo possível de onde ela estava antes de ser atirada na água (número 2 da figura).
    • Dropar sem limite de distância para trás do ponto onde a bola entrou no azar e mantendo uma linha reta entre este ponto e a bandeira (número 3 da figura).
      Waterhazard

Para azar lateral de água (estaca vermelha), o Jogador pode:

  • Jogar de onde a bola parou (caso ele encontre dentro do azar de água), sem penalidade.
  • Com uma tacada de penalidade:
    • Dropar a bola o mais próximo possível de onde ela estava antes de ser atirada na água (número 2 da figura).
    • Dropar sem limite de distância para trás do ponto onde a bola entrou no azar e mantendo uma linha reta entre este ponto e a bandeira (número 3 da figura).
    • Dropar dentro do limite de dois tacos do ponto onde a bola entrou no azar, não mais perto da bandeira (número 4 da figura).
    • Dropar dentro do limite de dois tacos de um ponto eqüidistante de onde a bola entrou no azar, em relação à bandeira, do outro lado do azar (número 5 da figura).
      Lateralwaterhazard2

Até a próxima,
J. Nabuco

,

  1. #1 por rubensfreire em 13 de janeiro de 2015 - 18:47

    Nabuco, o item 2:

    “Dropar sem limite de distância para trás do ponto onde a bola entrou no azar e mantendo uma linha reta entre este ponto e a bandeira.”

    Não é o número 3 na imagem?

    Abraço
    Rubens

    • #2 por josenabuco em 13 de janeiro de 2015 - 19:36

      Olá Rubens,
      Sim é o número 3 da figura. Os itens que aparecem nos posts não estão relacionados à figura, mas vou corrigir.

      Grato pela ajuda.
      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta para josenabuco Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *