Bola se move quando o jogador já iniciou a tacada. Tem penalidade?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Outro dia fui questionado sobre uma situação ocorrida no campo: Um jogador se preparou para dar uma tacada (através do campo) e a bola se moveu depois dele ter iniciado o movimento de backswing e ele completou a tacada. Teria penalidade?

tacoebola

Sim, um stroke de penalidade de acordo com a regra 18 (bola em repouso deslocada), em seu parágrafo 18-2b (bola deslocada depois da preparação da tacada) que diz:

Se a bola em jogo de um jogador se deslocar após a preparação da tacada (não em conseqüência da tacada), considera-se que o jogador deslocou a bola e, portanto, incorre na penalidade de uma tacada.
A bola deve ser recolocada, a menos que seu deslocamento tenha ocorrido depois do jogador ter iniciado a tacada ou movimento do taco para trás para dar uma tacada, e que a tacada seja executada.

Vale lembrar que essa regra tem uma exceção:

Se for conhecido ou virtualmente assegurado que o jogador não provocou o deslocamento de sua bola, a Regra 18-2b não se aplica.

Outro ponto importante é que se for a primeira tacada no tee, não haverá penalidade, pois a bola não estará em jogo até que a tacada tenha sido executada.

Já publiquei um post sobre a bola movida após a preparação da tacada. Veja em: Bola movida depois de feito a preparação para a tacada.

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *