Como anda seu conhecimento sobre as Regras de Golfe? Cinco situações interessantes.

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Olá Golfistas,
Tenho dois amigos: o Asterix e o Obelix. São bons jogadores de golfe, mas eles têm certa dificuldade para interpretar as regras.
Outro dia, me relataram diversas situações ocorridas no campo e pediram ajuda. Aproveitei e compartilhei com os golfistas de nosso clube na forma de um quiz. Abaixo estão as situações, as alternativas e as respostas.
Você acertaria todas as respostas?

1. Asterix bate um drive na raia 5 e a bola pára em uma obstrução fixa. Qual das alternativas abaixo está errada ao realizar o drop de alívio, conforme as regras?
A. Ele utiliza o putter para medir a distância de 1 taco do primeiro ponto de alívio.
B. Encontra o primeiro ponto de alívio com o ferro 5 e usa o ferro 7 para dar a tacada após o drop.
C. Dropa a bola na extensão da linha definida pela posição onde a bola estava e a bandeira, a uma distância de aproximadamente 10 jardas para trás.
D. Após o drop, a bola rola um taco e meio de distância, mas não mais próxima da bandeira e ele bate de onde ela parou, sem refazer o drop.

Vamos lembrar que a Regra 24 trata Obstruções e mais especificamente a Regra 24-2 trata Obstruções Fixas. Assumindo que o jogador tem direito a alívio, seu procedimento deve ser:
Com o taco que seria usado para dar a tacada, testar e encontrar o primeiro ponto de alívio, não mais próximo da bandeira. Este ponto de alívio é aquele que sua tacada pode ser realizada sem a interferência do obstáculo em questão, tanto no stance quanto no swing.
Uma vez definido o primeiro ponto de alívio, o Jogador pode usar qualquer taco para medir um taco de distância e dropar a bola neste intervalo. Logo ao utilizar o putter para medir, está de acordo com as regras.
Se depois do drop, é permitido ao jogador usar qualquer taco para dar a próxima tacada, logo, pode trocar de ferro 5 (que usou para encontrar o ponto de alívio) para o ferro 7.
Se a bola for dropada de acordo com as regras e o primeiro ponto onde tocou o solo for dentro do intervalo de um taco, a bola pode rolar até dois tacos deste ponto que estará de acordo com as regras, desde que não seja mais próxima da bandeira ou em local que a regra 20-2c (Quando redropar) não permita. Como a bola rolou apenas 1 taco e meio, está dentro das regras.
Agora, dropar na linha imaginária formada pela posição onde estava a bola e a bandeira, o quanto quiser para trás, é uma opção de drop para bola injogável, e não para alívio de obstrução fixa. A resposta C está errada.

2. Na raia 2, Obelix dá sua segunda tacada e a bola pára próxima ao green. Seu caddie vai em direção à bandeira e já no green, repara um pique de bola, retira uma folha com o taco que estava levando e pára próximo (ao lado) à bandeira, sem retirá-la. Obelix dá sua tacada e a bola bate na bandeira. Quantas penalidades ele sofre, por infração às regras?

A. Nenhuma.
B. Uma.
C. Duas.
D. Três.

Várias situações ocorreram neste caso.
A Regra 16 (O Green) permite que pique de bola sejam reparado e, pela Regra 23 (Impedimentos Soltos) uma folha, que é um impedimento solto, possa ser retirada do Green, independentemente de onde esteja a bola. A folha pode ser retirada com qualquer coisa, inclusive com um taco, desde que não faça o movimento de pressão para baixo. Note também que, entre outras coisas, é permitido ao caddie reparar piques de bola e retirar impedimentos soltos. Até agora, nenhuma penalidade.
Regra 17-1 afirma explicitamente que o jogador pode, antes de sua tacada, ter a bandeira assistida, independentemente da parte do campo em que a bola se encontra e pela regra 17-3 (Bola bate na bandeira ou em quem assiste) é sabido que se a bola do jogador bater na bandeira, enquanto assistida, este sofre a penalidade de dois strokes. E agora, o que muitos esquecem, é que de acordo com a regra 17-1, Nota 1: Se a bandeira estiver no buraco e houver alguém parado próximo a ela durante a execução de uma tacada, considera que está assistindo à bandeira. Logo a resposta correta é a letra C.

3. Em uma competição stroke play, Asterix nota que tem uma marca de spike na linha de putt do Obelix. Ele rapidamente vai até a marca e a repara. Obelix olha e agradece. Qual é a regra para este caso?
A. Não há penalidade. Obelix não pediu para o Asterix reparar a marca.
B. Obelix incorre na penalidade de dois strokes por ter permitido que a marca fosse reparada.
C. Asterix incorre na penalidade de dois strokes.
D. Obelix e Asterix incorrem na penalidade de dois strokes.

Esta questão está bem esclarecida pela Decision 13-2/36: Se um jogador exercer influência sobre o movimento da bola ou alterar condições físicas, mesmo se for para dar vantagem a outro jogador, incorre na penalidade de dois strokes, segundo a Regra 1.2. Se o jogador sendo beneficiado permitir que isso aconteça, estará infringindo a regra 13-2 (Melhorar lie, zona pretendida para o stance ou swing, ou linha de jogo), recebendo a penalidade de dois strokes. Como as duas coisas aconteceram, a resposta correta é letra D. Obelix e Asterix incorrem na penalidade de dois strokes.

4. Em uma competição stroke play, Obelix afasta um galho de uma árvore que está plantada no OB, que interfere com seu swing. Qual a regra?
A. Obelix incorre na penalidade de um stroke.
B. Obelix incorre na penalidade de dois strokes.
C. Obelix é desclassificado.
D. Não há penalidade.

Como apresentado na questão anterior, é sabido pela Regra 13-2 que não é permitido melhorar lie, zona pretendida para o stance ou swing, ou linha de jogo. Neste caso, a zona pretendida de swing foi melhorada, e a penalidade é definida como dois strokes. O fato da árvore estar fora do campo (no OB), não é relevante e já foi estipulado na Decision 13-2/19, que define que neste caso a regra 13-2 está sendo infringida. A resposta correta então é a letra B.

5. Asterix e Obelix estão jogando uma partida match play. Asterix executa um longo putt em sua bola que estava no green e ela bate na bola do Obelix, que também estava no green. Qual é a regra?
A. Não há penalidade.
B. Asterix incorre na penalidade de um stroke.
C. Asterix perde o buraco.
D. Asterix e Obelix incorrem na penalidade de um stroke.

Esta questão já foi respondida em um de meus posts, onde apresentei algumas diferenças entre as modalidades de jogo stroke play e match play.
A regra 19 (Bola em movimento desviada ou parada), em seu artigo 19-5a (por outra bola em repouso) define que, se as duas bolas estiverem no green antes da tacada, o jogador incorre em duas penalidades se for um jogo stroke play (por tacadas), mas em jogo match play (por buracos), não há penalidade. A letra A é a resposta correta.

Espero que tenham acertado todas!
Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *