Bola perdida é bola perdida.

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Nesses dias de chuva, é comum o campo ficar molhado e a bola enterrar em seu próprio pique e os jogadores fazerem uso das regras para ter alívio e dropar a bola, sem pagar penalidade.

Porém, um amigo me contou que sua bola, após uma boa tacada, caiu bem no meio do Fairway e todos os jogadores que estavam com ele confirmaram. Ao chegar ao suposto local onde a bola deveria estar, não a encontraram, mas o terreno estava macio devido à forte chuva do dia anterior. Eles consideraram que a bola tinha enterrado em seu próprio pique e apelaram para a Regra 25-2 para colocar outra bola em jogo, sem penalidade.

Vamos ver o que fala a regra:

Regra 25-2 – Bola Enterrada
Uma bola enterrada no solo, em seu próprio pique, em qualquer área de grama cortada rente ao chão através do campo, pode ser levantada, limpa e dropada sem penalidade, tão perto quanto possível do ponto onde a bola se encontrava, porém não mais perto do buraco. Ao cair, a bola deve primeiro tocar o solo através do campo. “Área de grama cortada rente ao chão” significa qualquer área do campo com a grama cortada como a do Fairway, ou mais baixa, inclusive caminhos no rough.

Nada na regra permite ao jogador ter alívio por pensar que a bola esteja enterrada, sem primeiro identificá-la.

Neste caso, não encontrando a bola, deve ser tratada como bola perdida, Regra 27-1, e dropar a bola próximo ao local onde deu a última tacada e pagar uma penalidade (stroke and distance).

Essa confusão com as regras dá-se por misturar esses conceitos com a Regra 25-1c, que permite alívio para bola não localizada em Condição Anormal de Terreno. Isso quer dizer que se houvesse água ocasional no local onde a bola caiu, seria considerado Condição Anormal de Terreno e mesmo sem encontrar a bola, teria direito a alívio, dropando uma outra bola no ponto mais próximo por onde a bola entrou, não mais próximo da bandeira.

Como não tinha água ocasional e meu amigo não fez o procedimento correto, ele deveria ser penalizado com duas tacadas, e se a comissão considerasse que com essa falha ele teve uma vantagem excessiva, deveria ser desclassificado.

Aproveitando a mesma Regra 25-2, ela define que só tem alívio se a bola estiver enterrada em seu próprio pique em qualquer área cortada rente ao chão, através do campo. Isso não inclui rough por exemplo. Dependendo da situação do campo, é possível fazer uma regra local para permitir alívio sem penalidade em qualquer local através do campo (todas as áreas exceto: o Green e a área do tee do buraco que está sendo jogado e todos os azares do campo). Isso é uma fonte de confusão, pois os que assistem torneios da USGA pela televisão acreditam que está na regra a permissão de alívio com a bola enterrada no rough. O que na verdade acontece é que sempre existe uma regra local para esses torneios permitindo o drop. Se não estiver na regra local, não é permitido o drop de bola enterrada no rough.

Ainda sobre bola enterrada, veja a figura abaixo:

BolaEnterrada

.

Bola Enterrada.

.

Bola Enterrada.

.

Bola Não Enterrada.

A bola só é considerada enterrada, quando parte ou toda ela estiver abaixo da linha do nível do solo, mesmo que não esteja tocando o solo, como na figura do meio. A última figura, mesmo abaixo da grama, não está abaixo da linha do solo, logo não pode ser considerada enterrada.

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Bola no rough com direito a alívio. Posso dropar no Fairway? | Regras do Golfe
  2. Bola no rough com direito a alívio. Posso dropar no Fairway? | Regras de Golfe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *