Valeta de drenagem não marcada. Posso dropar?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Não é muito incomum encontrarmos nos campos de golfe, valetas e depressões feitas para drenar a água da chuva. Essas áreas são geralmente marcadas como terreno em reparo, e logo, de acordo com a Regra 25, tem direito a alívio sem penalidade.

Porém, também não muito incomum, encontramos estas valetas sem marcação. E agora, o que fazer?

Ditch

É de responsabilidade da comissão (de acordo com a regra 33-2a) definir corretamente:
(i) o campo e o fora de campo
(ii) as margens dos azares de água e dos azares laterais de água,
(iii) o terreno em reparo,
(iv) as obstruções e tudo aquilo que é parte integrante do campo.

No caso em questão, se ela falhar em marcar uma valeta, ela é considerada, de acordos com as Definições, um Azar Lateral de Água, tendo ou não tendo água dentro, e o procedimento deve ser feito de acordo com a regra 26-1c(i) – Azares de Água. Ou seja, não tem drop sem penalidade.

Gostaria de aproveitar e relatar aqui, após algumas consultas, que a comissão ao declarar uma valeta de drenagem, que é um azar de água por definição, como terreno em reparo, altera as características do campo. Essa alteração pode até influenciar o course rating e o slope rating do campo, alterando assim o handicap dos jogadores neste campo. Se quando o campo foi medido pela federação essa determinação não existia, talvez seja necessária uma nova medida.

Resumindo, alterações no campo, mesmo de acordo com as regras, devem ser feita à luz de planejamento e orientações dos órgãos reguladores.

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *