Bola no rough com direito a alívio. Posso dropar no Fairway?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Minha bola caiu em um terreno em reparo no rough. O primeiro ponto de alívio é no Fairway. Posso dropar no Fairway?

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Se o primeiro ponto de alívio for no Fairway, a resposta não é “pode”, e sim “deve”. Vamos ver a regra 25-1b que trata de alívio em condição anormal de terreno (lembra que “terreno em reparo” é uma “condição anormal do terreno”?):

Regra 25-1b. Exceto se a bola estiver em um azar de água ou azar lateral de água, o jogador poderá obter alívio da interferência de uma condição anormal do terreno, como se segue:
(i) Através do Campo: Se a bola estiver localizada através do campo, o jogador deve, sem penalidade, levantá-la e dropá-la dentro da distância de um taco e não mais perto do buraco que o ponto mais próximo de alívio. Este não pode estar no azar ou em um Green. Se a bola for dropada dentro da distância de um taco do ponto mais próximo de alívio, deve atingir o solo primeiro, em um local do campo que evite a interferência causada pela condição e que não esteja dentro de um azar nem em um Green.

Note que a regra fala claramente que o primeiro ponto de alívio não pode ser em um azar ou no Green, logo pode ser no Fairway. A bem da verdade, para as regras de golfe, não há diferença entre Fairway ou rough (a não ser no caso de bola enterrada em seu próprio pique, como já explicado em post anterior: Bola perdida é bola perdida.), tudo é “através do campo”.

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *