Quando uma bola é considerada perdida?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Um erro comum entre os jogadores é eles acreditarem que podem declarar uma bola perdida. Ele pode declarar uma bola injogável, mas perdida nunca.

Veja a seguinte situação:

O jogador procura sua bola por dois minutos e “declara” que está perdida e volta ao ponto onde bateu a bola pela última vez, para recolocar outra bola em jogo, pagando a penalidade de uma tacada (conhecido como stroke and distance). No seu caminho de volta, o seu caddie encontra a bola e grita para o jogador. Ele pode se recusar a usar sua bola original, uma vez que ele já declarou como perdida e bater outra bola?

A resposta é NÃO. Ele deve voltar até sua bola original, identificá-la e continuar o jogo com esta bola. Esta situação está bem clara na Decisão 27/16.

É claro, que depois de identificada, ele pode declarar como injogável e neste caso optar por voltar ao último ponto onde efetuou a tacada, de acordo com a Regra 28.

Outra situação é quando ele bate uma bola provisória (antes de ir procurar sua bola) e quando ele encontra a bola original, descobre que está em uma posição muito difícil e então quer declarar “perdida” para poder continuar usando a bola provisória. É claro que também não pode.

Vejamos então, quando a bola é realmente considerada perdida:

– Quando o jogador procura por cinco minutos, a partir do momento que começou a procurá-la e não encontra.

– Quando realiza uma tacada com a bola provisória do provável local onde poderia estar a bola original ou de um local mais próximo da bandeira.

– Quando o jogador coloca outra bola em jogo sob penalidade de tacada e distância, de acordo com as Regras 26-1a (Azar de água), 27-1 (Bola Perdida) ou 28-a (Bola Injogável).

– Quando coloca outra bola em jogo porque é conhecido ou virtualmente assegurado que não foi encontrada por ter sido movida por agente externo (Regra 18-1), por estar em uma obstrução (Regra 24-3), em uma condição anormal do terreno (Regra 25-1c) ou em um azar de água (Regra 26-1b ou c).

– Quando o jogador der a tacada em uma bola substituta.

Logo, se você estiver em uma situação onde bateu uma bola e tem certeza que se encontrar vai ficar muito ruim de bater daquele local, não bata uma bola provisória, simplesmente coloque outra bola em jogo, sem anunciar “bola provisória” e pague uma tacada de penalidade.

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *