Posso mudar o loft do meu drive durante uma partida, se tenho apenas 13 tacos na bolsa?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Muitos jogadores acreditam que por ter apenas 13 tacos na bolsa, poderiam mudar as características do seu drive, por exemplo, de 9 para 10 graus de loft, sem violar as regras. Como o limite é de 14 tacos, ele estaria “acrescentando” um novo taco e se ele não alterasse mais, estaria de acordo com as regras.

Isto seria verdade?

A ajustabilidade dos tacos foi introduzida nas regras do golfe em 2008 devido a forte pressão dos fabricantes, por motivos comerciais. Eles alegavam que a possibilidade de ajustar os tacos permitia aos jogadores atingir suas necessidades sem precisar comprar outro taco. Antes desta alteração, apenas os putters poderiam ser ajustados com a adição de pesos.

DriverAjustavel

Desta forma, foi introduzido o seguinte texto no Apêndice II – Desenho dos taco, item I – Tacos:

Ajustabilidade

Todos os tacos podem incorporar mecanismos para ajuste de peso. Podem ser permitidas outras formas de ajuste, dependendo da avaliação do R&A. Os métodos permitidos de ajuste devem obedecer as seguintes exigências:
(i) o ajuste não pode ser feito prontamente;
(ii) todas as partes ajustáveis devem estar presas com firmeza para que não haja qualquer possibilidade razoável de se soltarem durante uma partida; e
(iii) todas as configurações dos ajustes devem estar em conformidade com as Regras.
Durante uma volta estipulada, as características de jogo de um taco não devem ser alteradas propositalmente, por ajuste ou quaisquer outros meios (Regra 4-2a).

E o que diz a regra 4-2?

Regra 4-2. Características de Jogo Alteradas e Material Estranho
a. Características de Jogo Alteradas
Durante o jogo de uma volta estipulada, as características de jogo de um taco não podem ser alteradas propositadamente, por ajuste ou qualquer outro processo.
b. Material Estranho
Não é permitido aplicar qualquer material estranho à face do taco com o propósito de influenciar o movimento da bola.

Resumindo, de acordo com as regras, é proibido ajustar qualquer taco durante uma volta estipulada, mesmo que não se tenha 14 tacos na bolsa. A mudança não é considerada como adicionar outro taco e viola as regras.

E qual a penalidade?

Se o jogador utilizar o taco que foi alterado, será desclassificado.

Se o jogador não utilizar o taco e apenas o carregar depois da alteração, ele incorre em duas tacadas de penalidades (em partidas stroke play) ou perda do buraco (em partidas match play) para cada buraco jogado após a alteração. O total de penalidade por volta estipulada será de quatro tacadas, ou dois buracos (em partidas match play).

Até a próxima,
J. Nabuco

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *