Como marcar cartões em partidas match play para validar no Sistema de Handicap?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

É sabido que em partidas do tipo match play (jogo por buracos), o jogador não necessita marcar as tacadas e sim o ganhador do buraco jogado. Desta forma, como é possível usar este cartão para lançar no sistema de handicap? O mesmo acontece em partidas stroke play (jogo por tacadas), na modalidade stableford, onde se o jogador não for marcar pontos, ele pode levantar a bola e marcar apenas um “X”.

Esta foi uma pergunta de uma amiga jogadora, que sempre nos ajuda com ótimas questões sobre as Regras do Golfe.

cartao

Sobre como marcar cartões em match play ou stableford, a USGA sugere o seguinte:

Se um jogador não terminar o buraco (levantar a bola) sugere-se que ele coloque o score mais provável, com um X antes (exemplo X-6). Um score mais provável é o número de tacadas já dadas, somadas (em melhor julgamento do jogador) ao número de tacadas necessárias para completar o buraco, na maioria das vezes.

Parece subjetivo, mas é fácil. Por exemplo, se você estiver fora do Green com duas tacadas e o seu oponente termina com duas tacadas, você pode levantar a bola e somar 3 tacadas (uma para entrar no Green e mais duas para embocar), que na maioria das vezes acontece. Desta forma você marca X-5 no cartão.

Até a próxima,
J. Nabuco

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *