Diferenças entre Partidas Match Play e Partidas Stroke Play

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Apresentação da série de artigos “Dicas Rapidinhas”.

Como já sabemos pela Regra 33-1, “Algumas Regras específicas, relativas ao jogo por tacadas, são tão significativamente diferentes das que regem o jogo por buracos que não é prático nem permitido combinar as duas modalidades. O resultado de um jogo por buracos disputado desse modo não tem validade, é nulo, e em uma competição por tacadas os competidores são desclassificados.”

strokeXmatch1

Neste artigo, vamos apenas falar das diferenças conceituais, ou seja, sob o ponto de vista dos objetivos das duas modalidades.

Regra 2-1: Definição de Partidas por Buracos (Match Play):

Uma partida consiste em uma equipe jogar contra outra em uma volta estipulada, a menos que a Comissão estabeleça o contrário- Os jogos por buracos são disputados buraco a buraco.
A menos que algo diferente esteja estabelecido nas Regras, a equipe que embocar a bola em um buraco em menos tacadas ganha esse buraco. Em partidas com handicap, o escore líquido (net) mais baixo ganha o buraco. Quem ganhar o maior número de buracos, ganha a partida.

Regra 3-1: Definição de Partidas  por Tacadas (Stroke Play):

Em uma competição por tacadas, os competidores completam cada buraco de uma volta estipulada, ou voltas estipuladas e, para cada volta, entregam um cartão de escores no qual consta o número bruto (gross) de tacadas efetuadas em cada buraco. Cada competidor joga contra todos os outros.
O vencedor é o competidor que jogar a volta estipulada (ou voltas) no menor número de tacadas.
Em uma partida com handicap, o vencedor é o competidor com o menor escore líquido (net) referente à(s) volta(s) estipulada(s).

Desta forma, Match Play é um jogo completamente diferente de Stroke Play. Em Stroke Play, todos os jogadores de uma competição acumulam tacadas durante os dezoito buracos (ou mais), e aquele que fizer um menor número de tacadas, vence. Já em partidas Match Play, o jogo é buraco a buraco, entre duas equipes que jogam o mesmo buraco. Para ganhar o buraco, uma equipe tem que executar o menor número de tacadas que a equipe oponente.

Logo, em partidas Stroke Play, um jogador joga “contra o campo”, ou seja, o que conta é sua performance em terminar uma volta com o mínimo de tacadas. Já em partidas Match Play, a performance não é tão relevante, basta que uma equipe ganhe daquela que estiver jogando contra.

Com esta explicação fica fácil entender porque as regras definem que em Match Play, os participantes são chamados de oponentes, e em Stroke Play, de competidores.

Isto também nos leva a entender os motivos das diferenças nas Regras do Golfe para estas duas modalidades. Em Stroke Play, tudo deve ser feito para que as condições de jogo sejam as mesmas para todos os competidores, durante todo o dia, enquanto que em Match Play, só importa o buraco jogado, para aquelas equipes.

Uma curiosidade sobre os tipos de partidas, é que apesar de existirem registros que o jogo de golfe deva ter iniciado antes do século XV, apenas em 1759 a modalidade de jogo por tacadas (“Stroke Play”) foi criada. Este é o motivo que até hoje, no livro de regras, quando há diferenças entre as duas modalidades, Match Play é apresentado em primeiro lugar.

Nas próximas semanas, apresentarei uma nova série denominada:

“Dicas Rapidinhas” – Stroke Play X Match Play

Onde em poucas palavras, vamos apresentar e explicar as diferenças mais importantes entre estas duas modalidades.

Até a próxima,
J. Nabuco

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *