Falar ou não falar sobre uma violação das regras cometida por outro jogador?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

One-Hundred

Caros amigos, este é o artigo número 100 publicado em “regrasdogolfe.com.br”, que este mês faz um ano no ar. É com grande alegria que comemoro e compartilho com vocês este um ano de troca de experiências. Recebi muitos elogios, algumas críticas e muitas participações. Tudo isso me motiva a continuar escrevendo, divulgando as Regras do Golfe e contando com a participação de todos. Esta semana não estou escrevendo sobre as regras, mas sobre quando avisar que uma regra foi violada.

Os jogadores tem a obrigação de avisar a comissão de um torneio, caso ele observe alguma violação às regras. Por exemplo, se um jogador bate uma bola para fora de campo, e ao recolocar outra bola em jogo, o faz no ponto onde a bola cruzou a linha de OB, quando deveria voltar e dropar no ponto onde deu a última tacada, certamente seria uma concorrência desleal com os outros jogadores que cumprem as regras.

Existem vários pontos sobre este tema que gostaria de compartilhar com vocês.

Não é apenas o seu marcador que deve te avisar sobre uma violação às regras, como muitos erradamente acreditam.

Sempre que possível, avise o jogador “antes” que a infração seja cometida. É sua obrigação como um golfista, ser cordial e honesto. Esperar que um jogador faça uma violação para depois aplicar-lhe a penalidade, é no mínimo um ato de desonestidade, que deve ser fortemente criticado. Lembre-se de uma máxima: Se quiser conhecer o caráter de uma pessoa, convide-o para jogar uma partida de golfe.

Eu acredito que, caso não tenha ninguém da comissão próximo, você deva avisar o outro jogador que ele cometeu uma infração, mesmo que não esteja em seu grupo, pois desta forma você estaria dando a ele uma chance de corrigir o erro, pagando a penalidade de acordo com as regras, mas evitando que seja desclassificado. Ele pode ficar um pouco chateado no momento, mas certamente te agradecerá no futuro. Se ele não receber bem sua ajuda e até te ofender, não se preocupe. Lamente por ele. Jogadores que agem assim em relação a outros jogadores, por qualquer razão, não devem ser bem-vindo em um campo de golfe ou em um torneio. Informe também esta ofensa à comissão e ela saberá como agir. Lembre que falta grave à etiqueta do golfe, pode resultar em desclassificação.

Por um outro lado, ao apontar a falha de um outro jogador, você pode, e muitas vezes acontece, se abalar emocionalmente e se desconcentrar do seu próprio jogo. Neste caso, você pode pensar que seria melhor fingir que não viu.

Assim fazendo, você poderia considerar que está até fazendo uma “gentileza” com este jogador, não informando esta violação e não o prejudicando.

Infelizmente não é assim que funciona com o sentimento humano. Imagine que ao final, na divulgação dos resultados e dos prêmios, aquele jogador que você viu infringindo as regras fique em primeiro lugar. Como você se sentiria com a traição que você cometeu com todos os outros jogadores?  Você tem a obrigação de proteger os jogadores que seguem as regras daqueles que não o fazem.

As regras são feitas para proteger os jogadores e a integridade do jogo, e tudo deve ser feito para que elas sejam aplicadas.

Difícil, não?

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. #1 por Gisa em 11 de setembro de 2015 - 01:46

    Nabuco,
    Parabéns pela persistência e trabalho desenvolvido ao longo desse tempo.
    Sobre falar ou não, é mesmo uma “saia justa”, mas concordo contigo.
    Aprendemos mais com os erros do que com os acertos.
    Abraço
    Gisa

    • #2 por J. Nabuco em 11 de setembro de 2015 - 16:32

      Olá Gisa,
      Obrigado pelo incentivo.
      Abs,
      J. Nabuco

  2. #3 por orlando em 11 de setembro de 2015 - 11:39

    Parabéns Nabuco pelo seu empenho.
    Grato em nos transmitir como podemos nos divertir, com mais senso crítico
    Um abraço ( direto de Toronto )

    • #4 por J. Nabuco em 11 de setembro de 2015 - 16:33

      Olá Orlando.
      Obrigado. Agora nosso site tem abrangência internacional!!!
      Abs,
      J. Nabuco

  3. #5 por Josué em 11 de setembro de 2015 - 15:44

    Aproveitando a comemoração da centésima publicação, quero agradecer ao nosso árbitro e professor Nabuco pelos esclarecimentos e orientações que sempre nos ajudam a aprender mais e mais sobre este fascinante esporte, certamente dos mais repletos de regras (tanto de jogo em si quanto de conduta) cujo conhecimento é imprescindível. Seu trabalho, voluntário, com certeza é um dos ingredientes que compõem os recentes sucessos de nossos golfistas em várias competições, nas quais temos obtido resultados inéditos. Felizmente agora temos entre os golfistas locais um profundo conhecedor das regras, a quem podemos recorrer sempre que uma das milhares de dúvidas surgirem. Antes, os jogadores me consultavam a respeito das regras, pelo simples fato de eu ser juiz. Por desconhecê-las (ou às decisions), dizia a eles que juiz não é árbitro. Alguns achavam que eu estava “desmerecendo” o árbitro. Ao contrário. Num campo de golfe o árbitro é imprescindível. Já o juiz apenas joga e respeita a arbitragem. Hoje, nas comemorações desta centésima publicação, creio que isso tenha ficado bem claro. Parabéns e obrigado mais uma vez pela iniciativa e pela persistência.

    • #6 por J. Nabuco em 11 de setembro de 2015 - 16:44

      Olá Josué,
      Palavras como estas me motivam a continuar melhorando sempre.
      Muito obrigado!
      Abs,
      J. Nabuco

  4. #7 por Ruy Cardoso de Almeida em 14 de setembro de 2015 - 23:31

    Jogo de mach play, chuva, trovoadas, toca a sirene, um jogador que estava no green, levanta a bola sem marcar, logo em seguida, volta e marca a bola:
    Pergunta,
    Perde um stroke ou perde o buraco?

    Abs

    Rut

    • #8 por J. Nabuco em 15 de setembro de 2015 - 01:12

      Olá Ruy, obrigado pela pergunta.
      De acordo com a Regra 6-8c – Levantar a bola Quando o Jogo é Interrompido, se um jogador não marcar sua posição da bola antes de levantá-la incorrerá na penalidade de uma tacada. Vale lembrar que, mesmo com a partida interrompida entre o jogo de um buraco, a bola está em jogo (definição de bola em jogo)(Decisão 18-2a/25).
      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *