Estrada pública dividindo um campo em dois. Quando é fora de campo?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

GofCrossing

Veja a seguinte situação:

Existe um campo em que uma estrada pública divide-o em dois, digamos, lado A e lado B, e esta estrada é considerada OB (fora de campo).

Logo, quando uma bola batida do lado A parar na estrada, ela estará fora de campo. Agora, se uma bola batida do lado A parar no Lado B, ela estará  também fora de campo?

Não, pois a definição de fora de campo é clara: Uma bola está fora de campo quando, parada, toda ela está fora do campo. Como a bola ficou no lado B, que também é campo, então a bola não está fora de campo.

Como isso produz uma injustiça, ou seja, quem jogar a bola na estrada será penalizado, e quem jogar além da estrada (conceitualmente, mais fora ainda) não será penalizado, recomenda-se que seja feito uma Regra Local para este caso, da seguinte forma: “Uma bola que cruzar uma estrada pública definida como fora de campo e parar além dessa estrada estará fora de campo, mesmo que esteja em outra parte do campo”.

Esta regra local é legítima e prevista pela Decisão 27/20.

Veja bem que este não é o caso de produzir uma regra local para evitar, por exemplo, que um jogador bata sua bola por cima de uma área definida como fora de campo para cortar um “dog leg”, e a bola cair no mesmo lado do campo. Neste caso, a bola para no mesmo lado do campo, ou seja, não é em outra parte do campo. Esta regra local é proibida pelas Regras do Golfe. (Decisão 33-8/38).

Até a próxima,
J. Nabuco

,

  1. #1 por Mano em 19 de setembro de 2015 - 07:14

    Se a mesma situação ocorrer, porém ao invés de ser sobre uma estrada considerada fora de campo a mesma situação for observada sobre um azar lateral de água, também vale a mesma coisa?
    No buraco 11 do Frade, que é um leve dog leg. para esquerda, toda lateral do buraco é um rio. O fairway está , todo tempo, à direita desse rio. Após o rio, para a esquerda, existe terreno limpo e as estacas de OB se encontram a umas 80 jardas após o rio, ou seja, a raia CONTÉM este rio e é perfeitamente possível bater a bola do tee( drive) com Draw, passando sobre o rio e ficando antes das estacas OB, mas passando sobre o rio , que é azar de água . Do lado de lá , bate-se a bola tranqüilamente por sobre o rio mais uma vez, em direção ao green . Tem algo errado nisso?

    Abc. Mano

    • #2 por J. Nabuco em 20 de setembro de 2015 - 18:09

      Olá Mano,
      Nenhum problema nesta configuração de azar de água. O que vale lembrar neste caso, é como proceder se a bola “parecer” ter cruzado o rio e não for encontrada do outro lado. Se não for claro o que ocorreu (cruzou o rio ou caiu na água), ela deve ser considerada “bola perdida”.
      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *