Quem pode marcar a bola no Green?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Olá Golfistas,

Um jogador, em uma partida por buracos (Match Play), marca e levanta a bola de seu adversário, que estava na sua linha de putt, sem o conhecimento dele. Qual a penalidade?

Marcando a Bola

Em um jogo de golfe, ocorrências das mais inesperadas podem acontecer e as Regras do Golfe devem sem capaz de, na medida do possível, cobrir estas situações. Existem casos que várias regras estão interligadas para resolver uma situação ou acontecimento.

Por exemplo, o simples fato de marcar e levantar a bola no green pode envolver várias Regras, dependendo da situação. Veja a seguir:

A Regra 16-1b define que o jogador tem o direito de levantar e limpar a sua bola:

Uma bola que está no green pode ser levantada e, se desejado, ser limpa. A posição da bola deve, obrigatoriamente, ser marcada antes da bola ser levantada, e a bola deve, obrigatoriamente, ser recolocada (ver Regra 20-1).

A Regra 20-1 define quem pode levantar a bola, quando a regra assim o permitir:

Uma bola a ser levantada em conformidade com as Regras pode ser levantada pelo jogador, seu parceiro ou outra pessoa autorizada pelo jogador. Em qualquer destes casos, o jogador é o responsável por qualquer infração às Regras.

A Regra 20-3a determina quem deve recolocar uma bola levantada:

Uma bola a ser recolocada em conformidade com as Regras deve, obrigatoriamente, ser recolocada por qualquer um dos seguintes: (i) pela pessoa que levantou ou moveu a bola, (ii) pelo jogador, ou (iii) pelo parceiro do jogador.

A Regra 18-3b cobre situações onde uma bola em repouso foi deslocada por Adversário em Jogo por Buracos (Match Play):

A menos que as Regras estabeleçam algo em contrário, exceto ao procurar a bola de um jogador, se a bola for deslocada, tocada propositadamente ou seu deslocamento for provocado por um adversário, seu caddie ou equipamento, o adversário incorre a penalidade de uma tacada. Se a bola for deslocada, deve, obrigatoriamente, ser recolocada.

E por último, a Regra 18-4 cobre situações onde uma bola em repouso foi deslocada por co-competidor em Jogo por tacadas (Stroke Play):

Se um co-competidor, seu caddie ou equipamento deslocar, tocar ou provocar o deslocamento da bola de um jogador, não há penalidade. Se a bola for deslocada, deve, obrigatoriamente, ser recolocada.

Agora, com o entendimento das regras, podemos responder a pergunta formulada acima:

O Jogador incorre na penalidade de uma tacada, de acordo com a regra 18-3b.

Como a bola estava no green, ela poderia ser levantada e limpa (Regra 16). O Jogador poderia ter autorizado o adversário, ou qualquer pessoa, a levantar a sua bola (Regra 20), mas isso não aconteceu. Logo, o jogador que levantou a bola de seu adversário sem autorização, violou a regra 18 ao tocar a bola em repouso. Como trata-se de uma partida Match Play, o item 3b da Regra 18 determina que este jogador terá uma penalidade de uma tacada.

Não basta entender ou estudar algumas regras. É importante entender todo o conjunto, os conceitos, as definições, as regras e as interligações entre elas.

Até a próxima,
J. Nabuco

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *