Ponte sobre um azar de água.

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Olá Golfistas,

Em diversos campos onde o Golfe é praticado, existem algumas pontes sobre os azares de água, sejam rios ou lagos. Também é muito comum assistirmos pela televisão situações envolvendo as pontes e o local onde a bola de um jogador para, e os comentaristas por diversas vezes não sabem o procedimento que o jogador deve tomar, de acordo com as regras.

Vejam na foto abaixo 3 situações que podem ocorrer e tentem responder às perguntas:

  • A) Bola do jogador para sobre a ponte, sobre o azar de água.
    • A bola está no azar de água?
    • O Jogador pode tocar o taco na ponte?
  • B) A ponte interfere com o seu swing.
    • A bola está no azar de água?
    • O Jogador tem direito a alívio?
  • C) A ponte interfere com o seu swing.
    • A bola está no azar de água?
    • O Jogador tem direito a alívio?

water-hazard-bridge

Para melhor responder a situação A)  temos que lembrar que as margens de um azar de água se prolongam verticalmente para baixo e para cima. Desta forma, a bola está no azar de água. A Regra 13-4 informa que o jogador não pode tocar o terreno de um azar, porém neste caso, a bola está sobre a ponte, e a ponte não é o terreno do azar, logo o Jogador pode apoiar o taco no solo se desejar jogar a bola do local onde parou (a Decisão 13-4/30 trata este assunto). Note, porém, que se a lateral da ponte interferir o seu swing, ele não terá direito ao alívio sem penalidade, pois a bola está no azar de água.

Na situação B), a bola está fora do azar de água (veja a posição da estaca amarela). Como a ponte está interferindo em seu swing, e ela é uma obstrução, pela regra 24-2, o jogador tem direito a alívio sem penalidade.

Na situação C), a bola está dentro do azar de água, e a ponte também interfere com o seu swing, porém, de acordo com a regra 24-2b, só é possível alívio de obstruções se a bola não estiver em um azar de água ou azar lateral de água. Logo, o jogador pode optar por dropar a bola atrás do azar de água, na linha definida pela bandeira e pelo local onde a bola entrou no azar, ou no local onde deu sua última tacada, e em ambos os casos, pagando uma tacada de penalidade (Regra 26-1).

Até a próxima,
J. Nabuco

, , ,

  1. #1 por Pera em 14 de julho de 2016 - 21:27

    Muito bom. Acredito que você deveria alterar o enunciado para situação a, b ou c . Também poderia ser 1,2 e 3. De qualquer forma, é sempre difícil de saber como proceder. Vai nos ensinando. Obrigado.

  2. #2 por J. Nabuco em 14 de julho de 2016 - 22:00

    Corrigido! Obrigado e boa leitura.

    Abs,
    J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *