Posso obter alívio se um Sprinkler estiver na linha de putting, fora do green?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Olá Golfistas,

Hoje em dia, em praticamente todos os campos de golfe existem sistemas de irrigação, principalmente nos greens. Quando uma bola para sobre ou nas proximidades de algum ponto de irrigação, alguns golfistas tem dificuldade para aplicar corretamente as Regras do Golfe.

Veja a foto abaixo. Um ponto de irrigação encontra-se entre bola de um jogador e a bandeira, porém, a bola está fora do green.

O Jogador tem direito a alívio, sem penalidade, por ter uma obstrução na linha de putting?

Sprinkler

O ponto de irrigação, de acordo com as Definições das Regras do Golfe, é uma obstrução fixa. Assim sendo, se a bola estivesse sobre a obstrução ou ela interferisse o stance ou a área pretendida de swing, a Regra 24 determina que é permitido alívio, sem penalidade.

Por outro lado, a mesma regra informa que se a obstrução apenas estiver na linha de jogo, e a bola estiver fora do green, não é permitido alívio. Este é o caso da foto acima. Logo, a bola deve ser jogada como está.

Porém, alguns dirigentes de campos consideram que estes pontos causam transtornos aos jogadores, principalmente naqueles campos que tem os ante-greens bem aparados, onde é comum o uso de um putter para executar a tacada do ante-green.

Para contornar esta situação, é possível, de acordo com o Apêndice 4-1a-4a do Livro de Regras, criar uma Regra Local permitindo alívio sem penalidade se a bola parar em distância menor de dois tacos de um ponto de irrigação.

Veja como seria esta Regra Local:

Obstruções Fixas Próximas ao Green
“Pode-se obter alívio da interferência de obstruções fixas localizadas nos ante-greens aplicando-se a Regra 24-2.

Além disso, se a bola estiver situada fora do green, mas não dentro de um azar, e se houver uma obstrução fixa que esteja dentro da distância de até dois tacos do green e a bola estiver à distância de até dois tacos dessa obstrução fixa, o jogador pode obter alívio de sua linha de jogo como segue:
A bola deve, obrigatoriamente, ser levantada e dropada no ponto mais próximo de onde se encontrava, que (a) não seja mais perto do buraco, (b) evite a interferência e (c) não seja em um azar ou no green.

Também é possível obter alívio conforme esta Regra Local se a bola do jogador estiver no green e uma obstrução fixa dentro de uma distância de até dois tacos do green interferir com sua linha de putt. O jogador pode obter alívio como segue:
A bola deve, obrigatoriamente, ser levantada e colocada no ponto mais próximo de onde se encontrava que (a) não esteja mais perto do buraco, (b) evite a interferência e (c) não esteja em um azar.

A bola poderá ser limpa ao ser levantada.”

Sempre consulte as regras locais do campo onde estiver jogando. Se esta regra estiver presente, você poderá obter alívio, sem penalidade.

Até a próxima,
J. Nabuco

, , , ,

  1. #1 por Marcilio Borba em 22 de julho de 2016 - 10:26

    No caso acima, e se o irrigador estiver levantado como proceder?

    • #2 por J. Nabuco em 22 de julho de 2016 - 13:00

      Olá Marcílio,
      O procedimento deve ser o mesmo. Se não existir esta regra local, não será permitido alívio para a obstrução na linha de jogo, porém é permitido abaixar o irrigador.

      Abs,
      J. Nabuco

  2. #3 por orlando em 22 de julho de 2016 - 17:17

    A publicação da regra local, sendo opcional em cada campo, como deve ser comunicada aos jogadores ?

    • #4 por J. Nabuco em 22 de julho de 2016 - 23:11

      Olá Orlando,
      Apesar de ser fortemente recomendado à Comissão de Regras do Golfe de um clube a divulgação clara e abrangente das Regras Locais, é sempre uma obrigação de todo jogador procurar pelas regras locais do campo antes de iniciar sua partida. Elas normalmente são fornecidas no próprio cartão de marcação de resultados (Score Card) ou, quando se tratar de uma competição, nas Condições de Competição, fornecidas no momento da inscrição ou/e no início da partida.
      Abs,
      J. Nabuco

  3. #5 por Antonio em 11 de novembro de 2017 - 08:29

    Gostaria de saber como proceder em um jogo de match play net como proceder entre as diferenças de hand caps.

    • #6 por J. Nabuco em 13 de novembro de 2017 - 00:06

      Olá Antonio,
      Todo campo tem estipulado para cada buraco, um valor de “handicap stroke”. Basicamente, handicap stroke é o nível de dificuldade de um determinado buraco. Quanto menor este número, mais difícil é considerado o buraco.
      Quando dois jogadores de handicaps diferentes se encontram para jogar um match (match play), a diferença do handicap deles deve ser calculada e este número indica a quantidade de buracos o jogador de maior handicap terá de vantagem. Os buracos são definidos pelo valor do handicap stroke.
      Por exemplo, se o Jogador A de handicap 11 joga com um jogador B de handicap 17, a diferença será de 6 strokes. Isso significa que nos buracos cujo handicap stroke for igual ou menor a 6, o jogador B terá um stroke de vantagem.
      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *