Preferred Lies – Como tornar o jogo mais agradável em tempos de chuva.

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Olá Golfistas,
Em dias de muita chuva, é muito comum o campo ficar demasiadamente molhado e com lama, assim como em várias partes, sem grama e com marcas profundas.

Quando isso acontece, o jogo se torna muito mais difícil do que já é normalmente. Para esses casos, a comissão pode determinar a aplicação de uma regra local, para permitir o alívio e recolocação da bola sem penalidade.

Esta regra é conhecida como “regra de inverno”, que não necessariamente se aplica no inverno, principalmente na região sudeste do Brasil, onde o inverno é seco e o verão é chuvoso.

O Apêndice I do Livro de Regras, que trata as Regras Locais, tem em sua parte A, Item 4b o seguinte texto:

 “Lies melhorados” e “Regras de Inverno”

Condições adversas, inclusive mau estado do campo ou a existência de lama, às vezes são tão generalizadas, especialmente nos meses de inverno, que a Comissão pode decidir, por meio de uma Regra Local temporária, que seja permitido obter alívio tanto para proteger o campo como para proporcionar um jogo mais agradável e justo. Essa Regra Local deveria ser retirada assim que as condições permitirem.

preferred-lie

E como deve ser o procedimento nestes casos?

Em primeiro lugar, devo deixar claro que esta regra só se aplica se a comissão definir que esta regra está em uso, ou seja, um jogador não pode simplesmente decidir invocar “lie melhorado”. Regras de inverno não são regras Oficiais do Golfe e sim regras locais definidas pelo Livro de Regras. Outro ponto é que continua valendo a regra 25-1b, que fornece alívio quando a bola estiver em água ocasional (ex. poça de água), onde o jogador deve encontrar o primeiro ponto de alívio e “dropar” a uma distância de no máximo um taco.

No caso de “lie melhorado”, o jogador deve marcar a bola, e “recolar” a uma distância máxima de um cartão, não mais próximo da bandeira. Se ele desejar, a bola poderá ser limpa. Não há penalidade. A bola entra em jogo logo após a mesma ser recolocada, ou seja, se o jogador novamente mover a bola, ele sofrerá um stroke de penalidade por mover uma bola em jogo.

 

Até a próxima,
J. Nabuco

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *