Obrigações do Jogador ao entregar o cartão do jogo

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Olá Golfistas,

Nas minhas arbitragens de torneios de golfe tenho notado que boa parte dos jogadores tem certa dificuldade em entender suas obrigações ao entregar o seu cartão de jogo (scorecard). Também não entendem quais são as responsabilidades da comissão do torneio, quando se trata de registro dos resultados.

Vamos abordar estes tópicos.

Em uma competição Stroke Play, o jogador é obrigado a entregar o seu cartão:

  • conferindo o que foi assinalado, buraco a buraco;
  • garantindo que o cartão tenha sua assinatura e a assinatura do seu marcador;
  • conferindo se seu handicap está correto e escrito no cartão.

Estas obrigações estão claras na regra 6.6b (Assinatura e Entrega do Cartão de Escores)

Depois de terminada a volta, o competidor deve conferir seu escore para cada buraco e esclarecer quaisquer pontos duvidosos com a Comissão. Ele deve se assegurar que o marcador (ou marcadores) tenham assinado seu cartão, assiná-lo também e entregá-lo à Comissão, o mais rápido possível.

E na regra 6.2b (Handicap em Jogo por tacadas):

Em qualquer volta de uma competição com handicap, o competidor deve, obrigatoriamente, se certificar de que o seu handicap está indicado no cartão antes de entregá-lo à Comissão. Se não houver registro do handicap no cartão antes deste ser entregue (Regra 6-6b), ou se o handicap indicado for superior ao que o competidor tem direito e este fato alterar o número de tacadas a receber, ele será desclassificado da competição com handicap; caso contrário, o escore será válido.

Não é obrigação do jogador, e sim da comissão, efetuar a soma dos resultados de cada buraco, para determinar o total gross e subtrair o handicap para determinar o total net.

Note que se o jogador assinalar um buraco com valor inferior ao que ele jogou, o mesmo será desclassificado da competição. Caso ele assinale um valor superior ao que ele jogou, este valor será usado.

Note também que, mesmo o cartão sendo entregue ao jogador pela comissão, antes do início da competição, com o seu handicap impresso, é de obrigação do jogador verificar se este handicap está correto. Se ele devolver o cartão com o handicap errado (superior ao real), será desclassificado (Decisão 6-2b/3.5).

Até a próxima,
J. Nabuco

, , , ,

  1. #1 por Alexandre Domingues em 24 de abril de 2017 - 17:22

    Muito bom Nabuco.
    Eu também venho convivendo com essa dificuldade nos torneios , realmente os jogadores/as tem essa dificuldade essa matéria esclarece qualquer duvida em relação a entrega do cartão de jogo e a duvida onde deixar sua assinatura.

    Att.

    Alexandre

    • #2 por J. Nabuco em 17 de maio de 2017 - 18:04

      Sim dúvida Alexandre. A divulgação das regras faz com que o jogo de golfe seja mais agradável para todos, sem discussões ou interpretações erradas.
      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *