Bola bate na bandeira retirada do buraco por outro jogador. De quem é a penalidade?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Recebi uma pergunta de um leitor que presenciou a seguinte situação:
Em uma partida por tacadas (stroke play) estavam 4 jogadores, todos sem caddie. Quando eles chegaram ao Green, o primeiro retirou a bandeira e colocou no chão, ainda dentro do Green. O Jogador que estava mais longe deu uma tacada, mas ela foi muito forte e ao passar pelo buraco, atingiu a bandeira que estava deitada. Formou-se então aquela discussão conhecida: a penalidade é para quem deu a tacada ou para quem tirou e deixou em um local inapropriado?

FlagLying

Conforme a regra 17-3, o jogador que efetuar a tacada incorre em duas tacadas de penalidade em jogo por tacadas ou perda do buraco em jogo por buraco. Ele é o responsável por sua tacada e pelo caminho que a bola irá percorrer.

Veja a regra:

17-3. Bola Bate na Bandeira ou em Quem a Assiste
A bola do jogador não pode bater:
a. Na bandeira, quando assistida, retirada ou levantada;
b. Na pessoa que esteja assistindo ou levantando a bandeira, ou qualquer objeto por ela carregado; ou
c. Na bandeira fincada no buraco e não assistida, quando a tacada tiver sido executada no green.
Exceção: Se a bandeira for assistida, retirada ou levantada sem autorização do jogador – ver Regra 17-2.

Talvez a confusão se dê devido ao fato que existe nesta regra uma exceção, mas trata-se de assistência sem o conhecimento prévio ou autorização para que a bandeira seja assistida. Se isso ocorresse, a regra 17-2 (bandeira assistida sem autorização) define que neste caso o jogador que retirar a bandeira sem autorização incorrerá na penalidade em questão.
Este não seria o caso, uma vez que todos tinham o conhecimento que a bandeira fora retirada e não fizeram nenhuma objeção. Assim sendo, considera-se que ele deu a autorização necessária (Regra 17-1-Nota 2).

Até a próxima,
J. Nabuco

, ,

  1. #1 por nice terni em 13 de abril de 2015 - 13:50

    Parabens !!! adoro saber sobre regras !!!

    Uma pergunta que aconteceu esse final de semana.
    Um jogador bateu o drive e a bola bateu no meu carrinho que estava ao lado na frente (ELE ERROU FEIO O DRIVE KKKKKK) a bola parou dentro de um dos bolsos da minha taqueira. Como era jogo entre amigos tiramos a bola da minha bolsa e ele dropou ali proximo e continuamos o jogo . Como seria essa situação?

    Obrigada
    bjs
    nice

    • #2 por J. Nabuco em 13 de abril de 2015 - 14:45

      Olá Nice,
      Neste caso, o procedimento depende do tipo de partida que está sendo jogado. Como em sua pergunta não foi informado, vamos mostrar o que acontece para jogo por tacadas (stroke play) e jogo por buracos (match play).
      Para jogo por tacadas, o tratamento é dado de acordo com a regra 19-4 (Bola em movimento desviada ou parada por co-competidor, caddie ou equipamento, em jogo por tacadas) que determina que não haja penalidade e a bola deve ser jogada de onde parar. Como parou dentro da bolsa, a bola deve ser dropada no ponto da projeção vertical de onde ela estava, não mais perto da bandeira.
      Em se tratando de jogo por buracos, além da opção acima, ou seja, dropar sem penalidade, o jogador pode anular a sua tacada e, sem penalidade, jogar uma bola do ponto tão perto quanto possível de onde estava a bola original antes da tacada, de acordo com a regra 19-3.
      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *