Não existe a regra de drop de 2 tacos em azar frontal de água!

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Como dropar quando a bola cai em azar frontal de água?

Não é raro assistirmos aos nossos colegas, com aquela cara amarrada, fazendo o procedimento de marcar e medir dois tacos de distância do ponto onde a bola (aquela pro v1 zerinha, que acabou de sair da caixa) entrou no azar de água frontal, depois de sua última tacada, para dropar a próxima bola e assinalar uma tacada de penalidade.

Bom, sei que esse não seria o momento ideal para falar em regras, mas vamos lembrar a regra 26:

Regra 26. Azares de Água (Incluindo Azares Laterais de Água)

26-1. Alívio para Bola em Azar de Água (com a penalidade de uma tacada)

  1. Jogar uma bola tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5); ou
  2. Dropar uma bola atrás do azar de água, mantendo o ponto onde a bola original atravessou a margem do azar de água pela última vez no alinhamento entre o buraco e o ponto onde dropar a bola, sem limite para a distância atrás do azar de água ou
  3. Como opções adicionais, somente se a bola atravessou pela última vez a margem de um azar lateral de água, dropar dentro da distância de dois tacos e não mais perto do buraco do que (i) o ponto em que a bola original cruzou o azar de água ou (ii) um ponto na margem oposta do azar de água, à mesma distância do buraco.

Lateralwaterhazard2     Waterhazard

Veja bem que os itens a. e b. são para azar de água (frontal) e todos (a. b. e c.) são para azar lateral de água.

Resumindo, só existem duas opções para alívio (com penalidade de uma tacada) para azar frontal de água: bater do local onde deu a última tacada, ou o quanto quiser para trás e na linha formada por onde a bola entrou e a bandeira.

Em tempo: A regra trata de alívio, pois se o jogador quiser bater de onde a bola parou, mesmo dentro do azar, não haverá penalidade, desde que siga a regra 13-4 (batendo a bola em azar).

Até a próxima,

J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *