Terreno em Reparo com Área de Drop. Como dropar?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Em primeiro lugar, vale registrar dois pontos sobre áreas de drop:

  • Não existe a definição nem o uso de áreas de drop nas 34 regras do golfe. Apenas no Apendice I aparece como alternativa para se colocar em regras locais, quando a aplicação das regras é praticamente impossível ou muito difícil.
  • A R&A sugere que a comissão evite fornecer a solução simplista de uso de área de drop como primeira consideração, sem analisar profundamente outras alternativas.

Agora, quando é inevitável o uso de áreas de drop, vamos entender “como” defini-las e garantir que todas as informações necessárias sejam colocadas nas regras locais para manter o campo de acordo com as especificações da R&A.

Então, o que está no apêndice do livro de regras?

Apêndice I parte B, nota 8: Áreas de Drop

Se a Comissão considerar não exeqüível ou praticável proceder de acordo com uma regra para a obtenção de alívio, pode estabelecer áreas de drop dentro das quais as bolas podem ou devem ser dropadas para se obter alívio. Em geral, tais áreas de drop deveriam ser oferecidas como uma opção adicional de alívio aos locais disponíveis conforme a Regra relevante, em vez de serem obrigatórias.

Desta forma, o que deve conter nas regras locais?

Como exemplo de uma regra local de área de drop para terreno em reparo seria:

A área da raia 4/13 que está delimitada por faixa de cal branca, é terreno em reparo. Se a bola parar nesta área ou se ela interfere o stance ou seu swing, o jogador pode ter alívio conforme a regra 25-1 ou como uma opção adicional, dropar a bola na área de drop, mesmo se a área de drop estiver mais próxima do buraco em relação onde a bola parou dentro do terreno em reparo.
Quando dropar na área de drop, a bola dropada deve tocar o solo dentro da área de drop. A bola dropada é considerada em jogo se ela parar dentro da distância de dois tacos do ponto onde tocou o solo pela primeira vez, mesmo se for fora da área de drop ou se for mais perto do buraco. Dropar e re-dropar veja a regra 20-2 e apêndice 1, parte B, nota 8.

Caso a comissão julgue que seja necessário que o jogador não jogue de dentro do terreno em reparo, o seguinte parágrafo deve ser acrescentado à regra local definida acima:

Quando a bola ou o stance do jogador ao preparar a tacada estiver no terreno em reparo, a tacada é proibida e uma das opções de alívio determinada acima deve ser executada.

Colocar também a penalidade:

Penalidade por infração à regra: Duas tacadas para stroke play ou perda do buraco para match play.

Com isso, as dúvidas serão eliminadas. O simples fato de marcar no campo uma área de drop não determina qual o procedimento que o jogador deve realizar, pois não há regras gerais para isso. Lembrando que ao iniciar um jogo, é obrigação do jogador conhecer as regras locais do campo, assim como as alterações realizadas.

Para ajudar, vale relembrar que a definição de Condição Anormal de Terreno é: Qualquer água ocasional, terreno em reparo ou buraco, detrito ou trilha no campo feita por animal lurador, réptil ou pássaro. E Também relembrando a Regra 25 (Condições Anormais de Terreno, Bola Enterrada e Green Errado):

Alívio conforme a regra 25-1b
Alívio para condição anormal de terreno: Exceto se a bola estiver em um azar de água, o jogador poderá obter alívio da interferência de uma condição anormal do terreno como se segue:
  • Através do Campo….
  • Em um bunker….
  • Em um Green: Se a bola estiver em um Green, o jogador deve, sem penalidade, levantá-la e colocá-la no ponto mais próximo de alívio que não esteja em um azar ou, se for impossível obter alívio completo, no ponto mais próximo do local onde a bola estava, que lhe proporcione o alívio máximo possível da condição, desde que não seja mais perto do buraco nem em um azar. O ponto mais próximo de alívio ou o alívio máximo disponível podem ser fora do Green.

Até a próxima,

J. Nabuco

  1. #1 por Rubens Rosa em 1 de dezembro de 2014 - 10:26

    Perfeito Nabuco, em resumo dependemos de regras locais que esclareçam os procedimentos, se não existirem podemos utilizar o 1o ponto de alívio para o Drop e até mesmo bater de dentro da área de reparo.

    Restou uma dúvida, posso movimentar terra dentro da área em reparo para melhorar as condições para a minha tacada, ou esta questão também dependeria das regras locais?

    Abraços

    • #2 por josenabuco em 1 de dezembro de 2014 - 15:42

      Olá Rubens,
      Lembrando, nenhuma regra local pode cancelar ou modificar uma regra do golfe. Quando um terreno em reparo é definido, ele passa a ser classificado com “através do campo” e nele, impedimentos soltos podem ser retirados (folhas, pedras, etc) sem penalidade, desde que não mova a bola. Areia e terra não são impedimentos soltos através do campo e não podem ser retiradas.

      Abs,
      J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *