Como obter alívio de obstrução fixa?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

No nosso campo, na raia 9, temos próximo ao lago uma construção que é determinada como obstrução fixa. Esta construção fica bem próxima ao lago e veja abaixo onde a bola de um jogador parou.

Drop

Conforme determina a regra, o jogador deve proceder da seguinte forma:

Com o taco que seria usado para dar a tacada, testar e encontrar o primeiro ponto de alívio, não mais próximo da bandeira. Note que muitos jogadores se esquecem deste detalhe: é o primeiro ponto de alívio e não um ponto de alívio qualquer. Este ponto de alívio é aquele que sua tacada pode ser realizada sem a interferência do obstáculo em questão, tanto no stance quanto no swing. Note também que é em relação ao obstáculo em questão e não de outro obstáculo que possa estar perto.

Bom, com este ponto definido, marca-se o ponto (por exemplo, com um tee) e a partir deste ponto mede-se um taco de distância, e não mais próximo da bandeira (agora, para medir pode ser usado qualquer taco). A bola deve ser dropada, com o braço esticado e na altura do ombro e ela deve ser deixada cair (sem que seja forçada ou com movimento de rotação). Não é necessário estar olhando para a bandeira (isso é mais um mito do golfe). Se a bola rolar para mais perto da bandeira, ou rolar mais de dois tacos do ponto onde ela tocou o solo ou se ela voltar para o ponto onde estava sendo feito o alívio, ela deve ser re-dropada. Se mais uma vez qualquer das situações acima ocorrer, a bola deve ser colocada.

Mais algumas observações:

  • Depois de dropada a bola conforme a regra, pode-se usar qualquer taco para executar a tacada (não é necessário usar aquele utilizado para encontrar o ponto de alívio).
  • Não é necessário marcar a posição original da bola, mas ela só pode ser retirada depois de marcado o primeiro ponto de alívio.
  • A bola dropada, se atender as condições da regra, está em jogo e mesmo se parar dentro de um divot, não pode ser re-dropada.
  • Se após o drop, a bola parar em um ponto onde outra obstrução interfere o swing ou o stance, todo o procedimento deve ser refeito para esta nova posição.

Note que no caso desta foto, a bola pode parar bem para dentro do Fairway, melhorando e muito a situação da tacada. Que ótimo. O jogador está levando vantagem? Não! Este é um típico exemplo de como o entendimento das regras e sua boa aplicação, em alguns casos podem ajudar o jogador!

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *