Áreas de Drope (Dropping Zones)

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

Sou um crítico fervoroso de uso indiscriminado de áreas de drope, principalmente quando elas são feitas por desconhecimento das regras de “como dropar”.

Vejamos no caso de nossa raia 3, próximo ao green. Foi criado uma área de drop, para ser utilizada quando a tacada for prejudicada pela tela de proteção ao final do green.

Bom, neste caso, como deveria ser o drope de alívio? Simples, um taco de distância do primeiro ponto de alívio (não medindo através do obstáculo – nossa regra local) e não mais próximo da bandeira. O que acontece é que existe uma banca neste ponto e é sabido que o drop não pode ser feito dentro de um azar ou no green. O que fazer? Basta procurar o “primeiro ponto de alívio” não mais próximo da bandeira, cujo drope não caia na banca, que pode ser à direita ou à esquerda do green, dependendo da posição da bandeira.

Aproveitando, vamos falar um pouco sobre áreas de drope. A simples criação das mesmas não definem por si só o seu uso. Conforme o anexo I, parte A, item 6 das regras de golfe, Áreas de Drope são áreas especiais onde as bolas podem ou devem ser dropadas, quando não for possível ou praticável proceder exatamente em conformidade com a regra de obstrução fixa, condições anormais de terreno, green errado, azares de água e azares laterais de água ou bola injogável. No mesmo anexo, na parte B, item 8, o livro sugere o modelo da regra local que deve ser usada para área de drope e nela fica claro que o uso da área de drope é opcional.

Desta forma, mesmo existindo uma área de drope na raia 3 e se a regra local for omissa, podemos optar por dropar conforme a regra 24 (Obstruções).

Use as regras para ter um jogo mais prazeroso.

Até a próxima.

J. Nabuco

  1. #1 por Filipe costa pinto em 26 de outubro de 2014 - 13:12

    Ohh Nabuco!!!!!

    Acredito que você tenha lembrado de mim ao escrever este texto.

    De qualquer forma, o uso das regras são para jogar o jogo com o mínimo de intervenção na bola.

    Não acredito que uma situação onde um jogador possa se beneficiar de um Drop ( que nada tenha haver com um azar) para se livrar de um azar seja correta.

    No caso da tela entre a banca do fundo da raia 3 e o tee buraco 4 o Drop não deveria eximir ou mesmo aliviar o jogador do azar( banca) que está logo a sua frente.

    Na época em que discutimos o assunto, não havia na regra local qualquer menção de “através ou não”, devendo portanto o jogador dropar a bola no alívio mais próximo ao ponto original, não podendo de maneira nenhuma se livrar do azar que está entre a sua bola e a bandeira.

    SMJ.

    Filipe Pinto

  2. #2 por J. Nabuco em 26 de outubro de 2014 - 14:59

    Isso mesmo Filipe.
    Também acho que o golfe só deveria ter duas regras:
    1- Deixe o campo como encontrou.
    2- Bata a bola como ela está.
    O resto é só para tratar as exceções!
    Abs,
    J. Nabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *