O que vai mudar nas Regras do Golfe em 2016?

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo

A cada 4 anos os conselhos da USGA (United States Golf Association) e da R&A (Royal and Ancient Golf Club of St Andrews) se reúnem e preparam as modificações nas regras para o próximo quadriênio.

O que já está certo para 2016-2019 é a Regra 14-1b. Esta nova regra trata da forma em que o taco é apoiado no corpo ao executar uma tacada. Situação que ocorre principalmente ao usar os famosos putters longos ou Belly Putters.

Veja como será a regra:

14-1b Anchoring the Club
In making a stroke, the player must not anchor the club, either “directly” or by use of an “anchor point.”
Note 1: The club is anchored “directly” when the player intentionally holds the club or a gripping hand in contact with any part of his body, except that the player may hold the club or a gripping hand against a hand or forearm.
Note 2: An “anchor point” exists when the player intentionally holds a forearm in contact with any part of his body to establish a gripping hand as a stable point around which the other hand may swing the club.

Em uma tradução livre, temos que não mais será permitido, ao executar uma tacada, apoiar o taco no corpo, seja diretamente o taco ou usando um ponto de apoio. “Diretamente” significa apoiar o taco ou o grip no corpo, exceto se for no antebraço. “Ponto de apoio” seria o caso de manter o antebraço junto ao corpo como apoio ao fazer o swing.

Veja que essa regra não transforma os Putters longs em ilegais para o jogo, como muito se tem falado nos últimos anos, e sim a forma que estes devem ser usados.

Mas o que está por trás disso? Por que esta nova regra?

Nos últimos trezentos ou quatrocentos anos o jogo de Golfe tem sido um desafio de concentração e habilidades. O conceito de “swing” não pode ser alterado. E este conceito preserva o fato de um movimento livre com o taco, afastado do corpo. Um balanço. Uma habilidade desenvolvida.

Ao usar um ponto de apoio esse movimento de swing fica completamente descaracterizado, e portanto deve ser evitado.

Veja abaixo alguns exemplos do que será proibido:

Proibido03  PROHIBITED: The club is intentionally in contact with the player’s body.

PROHIBITED: The club is intentionally anchored against the player’s body.  Proibido04

E veja como uso do putter longo ou Belly será permitido. Note que nem o taco nem o antebraço ficam como ponto de apoio:

Permitido05  PERMITTED: Traditional grip with mid-length putter.

Por enquanto, ou seja, até o dia 31/12/2015 essas alterações ainda não estão válidas e nenhuma penalidade pode ser aplicada. Porém, para os jogadores que fazem uso destes Putters e desta forma de swing, esta informação é muito importante para eles começarem a treinar de forma diferente, em acordo com a futura regra.

A penalidade para infração a esta nova regra será de duas tacadas em jogos stroke play e perda do buraco em jogos match play.

Até a próxima,
J. Nabuco

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *